Responsabilidade e direitos dos/das editores/as, revisores/as e autores/as.

A Rascunhos Culturais é uma publicação comprometida com a divulgação e a defesa de comportamentos éticos, incluindo seu trabalho de divulgação por meio de artigos, ensaios, entrevistas e resenhas, bem como em todos procedimentos editoriais.

A Rascunhos Culturais está organizada a partir de seus/suas editores/editoras, editores/editoras de seção, conselho editorial e conselho científico, de instituições das diversas regiões do Brasil e do exterior. Contamos com um amplo corpo de revisores/as que visam garantir a relevância da publicação e qualidade dos textos que compõe o periódico.

Os editores e as editoras têm a responsabilidade de aceitar e/ou rejeitar textos recebidos pelo periódico, considerando a relevância, a originalidade e temática das contribuições. São responsáveis também pela publicação de correções, retratações, erratas ou pedidos de desculpas que se fizerem necessários. Cabe aos editores e editoras realizarem o processo de submissões preservando a confidencialidade em todo o processo, sem qualquer identificação, tanto de autores e autoras, quanto de pareceristas, Em caso de suspeita de má fé, tanto dos textos já publicados quanto os que estejam no prelo, os/as editores/editoras seguem as orientações da COPE (Committee on Publicantion Ethics), oportunizando a autores e autoras a defesa das denúncias, sendo todas elas investigadas. A Rascunhos Culturais se responsabiliza pela guarda de toda a documentação.

Das autoras e dos autores, espera-se que submetam manuscritos originais (sem plágios ou autoplágios) de sua autoria respeitando todos os direitos de propriedade intelectual de terceiros; que sigam as normas de Rascunhos Culturais para submissão dos textos; garantir que o texto não tenha sido publicado ou enviado em duplicidade para outro periódico; indicar a localização (institucional ou privada) dos documentos citados e conhecer as regras da Creative Commons License Attribute BY; notificar as/os editores/as do periódico se identificar erros significativos na publicação.

Os/As pareceristas têm o trabalho de analisar integralmente os manuscritos de forma objetiva e ética, em tempo estabelecido pela Revista. Cabe aos pareceristas e às pareceristas manter a total confidencialidade das informações fornecidas pelos editores e editoras. É de responsabilidade dos/das pareceristas reportar aos/às editores/editoras possíveis conflitos de interesses dos manuscritos. Todo o processo de avaliação é feito por pares.