Normas
A Revista Rascunhos Culturais aceita textos inéditos sob forma de artigos e, eventualmente, traduções, entrevistas, resenhas, ensaios, resumos de livros e ficção de interesse para os estudos das ciências humanas, especialmente os que abrangem as pesquisas em torno das áreas de Letras, História e Educação. Os textos são submetidos a parecer ad hoc do Conselho Científico e devem atender às seguintes exigências:
I. Formatação:
1. Extensão: 8 a 15 laudas, considerando dentro desse limite todas as partes do artigo;
2. Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
3. Espaço entrelinhas: 1,5;
4. Formato da página: A4;
5. Margens: 3 cm (esquerda e superior), 2cm (direita e inferior) com recuo de 1 cm em início de parágrafo;
6. Alinhamento do parágrafo: Justificado;
7. Título centralizado, palavras em maiúsculas e em negrito (um espaço em branco depois);
8. Nome do autor(a), obedecendo maiúsculas e minúsculas conforme necessário. Colocar em nota de rodapé (na primeira página) informações sobre o autor (a), tais como: Instituição – SIGLA (Universidade a que esta filiado) do proponente, titulação e e-mail (esse último, apenas se o autor quiser que seja divulgado na revista) em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço 1, alinhamento justificado, numeradas a partir de 1, usando-se para tal fim o recurso automático do Word para criação de notas de fim. Não precisam ser enviados em arquivo separado;
9. Resumo: (escrito em maiúsculas e minúsculas conforme necessário e negrito). Texto de no mínimo 80 e no máximo 200 palavras que explicita a proposta delimitada de discussão vinculada ao tema geral proposto, digitado em espaço simples, Times New Roman, tamanho 12, sem adentramentos ou parágrafos (um espaço em branco);
10. Palavras-chave: (escrito em maiúsculas e minúsculas conforme necessário e negrito), 3 a 5 palavras-chave digitadas em espaço simples, Times New Roman, tamanho 12, sem adentramentos, que direcionem para a área específica do artigo (um espaço em branco);
11. Resumo e palavras-chave em língua estrangeira (espanhol, inglês, francês ou italiano), seguindo as mesmas regras usadas para o resumo e palavras-chave em português;
12. Subtítulos (se houver): (escrito em maiúsculas e minúsculas conforme necessário e negrito), com recuo de 1 cm em início de parágrafo;
13. Tipo de arquivo: Word for Windows (extensão doc);
14. Nome do arquivo: Artigo_NomedoArtigo (Exemplo: Artigo_Das imagens e tintas)
15. Páginas não numeradas;
16. Uso de itálico para destacar palavras e expressões em língua estrangeira (evitar expressões sublinhadas ou em caixa alta);
I.II. Ordem das partes dos artigos:
1. Título;
2. Resumo e palavras-chave em português;
3. Resumo e palavras-chave em língua estrangeira;
4. Corpo do artigo;
5. Subtítulo;
5. Referências;
6. As notas explicativas, se houver, devem aparecer na mesma página da indicação, em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço 1, alinhamento justificado, numeradas a partir de 1, usando-se para tal fim o recurso automático do Word para criação de notas de fim.
7. Anexo(s), se houver.
II. Obras citadas (válido para artigos, monografias e dissertações):
1. Citações com menos de 3 linhas: dentro do corpo do texto, entre aspas duplas, sem uso de itálico;
2. Citações com mais de 3 linhas: destacadas do texto, com recuo de 2 cm com relação à margem do texto em que não há parágrafo, sem aspas, fonte Times New Roman tamanho 11, espaço 1,0, alinhamento justificado.
3. Em ambos os casos, o autor deve ser citado ao final da citação, entre parênteses pelo sobrenome, em maiúsculas, separado por vírgula da data de publicação. Ex: (SILVA, 1987). Quando for necessário, a especificação da(s) página(s) deverá seguir a data, separada por vírgula e precedida de “p.” Ex: (SILVA, 1987, p.100). Se o nome do autor estiver citado dentro do texto, pode-se apenas indicar a data e a página (se necessário), entre parênteses. Ex: “Silva (1987) assinala que etc…” As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espacejamento. Ex: (SILVA, 2000a). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos poderão ser indicados, separados por ponto e vírgula. Ex: (SILVA; SOARES; SOUZA, 2000). Quando houver mais de três autores, indica-se o primeiro seguido de “et al”. Ex: (SILVA et al., 2000).
4. As referências, limitadas aos trabalhos efetivamente citados no texto, deverão obedecer às normas mais recentes da ABNT. A título de exemplificação, reproduz-se a seguir o padrão a ser adotado para citação de livro, capítulo de livro, artigo e obra acessada via Internet:Livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do Livro. Tradução (Quando necessário). Local de publicação: Editora, Ano de publicação (Ano da publicação original, quando necessário).
Exemplo: BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética, a teoria do romance. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1998 (1978).
Capítulo de livro:
SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Nome do autor do capítulo. “Título do Capítulo”. In
SOBRENOME DO AUTOR/EDITOR DO LIVRO, Nome do autor/editor do livro. Título do Livro. Local de publicação: Editora, Ano de publicação (Ano da publicação original, quando necessário). Número das páginas, precedidos de “p.”
Exemplo:
HALL, Stuart. “The Question of Cultural Identity”. In HALL, S., HELD, D. e McGREW, T. (eds). Modernity and its Futures. Cambridge: Polity Press, 1992. p. 274-325.
Artigo publicado em periódico:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. “Título do artigo”. In Nome do Periódico. Local de publicação:
Editora ou entidade responsável pela publicação, volume ou número, ano de publicação (ano da publicação original, quando necessário). Números inicial e final das páginas do artigo, precedidos de “p.”
Exemplo:
LANGER, Eliana Rosa. “A estrutura do livro Esaías”. In Revista de Estudos Orientais. São Paulo: Humanitas/FFLCH-USP, n. 3, 1999, p. 95-106.
Obra acessada via Internet:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. “Título do artigo” ou Título do Livro. Disponível em: endereço da página. Acesso em: data do último acesso (Ano da publicação original, quando necessário). Números das páginas inicial e final (se houver), precedidos de “p.”
Exemplo:
OLIVEIRA, Bernardo B. C. “Leitura irônica do texto urbano. Apontamentos sobre uma frase de Walter Benjamin, à luz de Poe e Auster”. Disponível em: <http://www.revistaipotesi.ufjf.br/volumes/14/cap06.pdf>. Acesso em: 22 Fev 2008 (2004). p. 79-89.
Observação:
1) deve-se pular uma linha antes e depois no caso de citações recuadas e de subtítulo.
2) usar as mesmas exigências da citação em recuo para a construção da epígrafe.
3) Não pular linha na página de referências.
Originais formatados fora das normas serão automaticamente descartados.
*. Conceitos teóricos, ideias e adequação vocabular e linguística são de responsabilidade dos autores.
* Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são todos cedidos à revista. As opiniões e pontos de vista presentes nos artigos são de responsabilidade de seus/suas autores/as e não representam, necessariamente, as posições e visões da Rascunhos Culturais.
Responsabilidade e direitos dos/das editores/as, revisores/as e autores/as.
A Rascunhos Culturais é uma publicação comprometida com a divulgação e a defesa de comportamentos éticos, incluindo seu trabalho de divulgação por meio de artigos, ensaios, entrevistas e resenhas, bem como em todos procedimentos editoriais.
A Rascunhos Culturais está organizada a partir de seus/suas editores/editoras, editores/editoras de seção, conselho editorial e conselho científico, de instituições das diversas regiões do Brasil e do exterior. Contamos com um amplo corpo de revisores/as que visam garantir a relevância da publicação e qualidade dos textos que compõe o periódico.
Os editores e as editoras têm a responsabilidade de aceitar e/ou rejeitar textos recebidos pelo periódico, considerando a relevância, a originalidade e temática das contribuições. São responsáveis também pela publicação de correções, retratações, erratas ou pedidos de desculpas que se fizerem necessários. Cabe aos editores e editoras realizarem o processo de submissões preservando a confidencialidade em todo o processo, sem qualquer identificação, tanto de autores e autoras, quanto de pareceristas, Em caso de suspeita de má fé, tanto dos textos já publicados quanto os que estejam no prelo, os/as editores/editoras seguem as orientações da COPE (Committee on Publicantion Ethics), oportunizando a autores e autoras a defesa das denúncias, sendo todas elas investigadas. A Rascunhos Culturais se responsabiliza pela guarda de toda a documentação.
Das autoras e dos autores, espera-se que submetam manuscritos originais (sem plágios ou autoplágios) de sua autoria respeitando todos os direitos de propriedade intelectual de terceiros; que sigam as normas de Rascunhos Culturais para submissão dos textos; garantir que o texto não tenha sido publicado ou enviado em duplicidade para outro periódico; indicar a localização (institucional ou privada) dos documentos citados e conhecer as regras da Creative Commons License Attribute BY; notificar as/os editores/as do periódico se identificar erros significativos na publicação.
Os/As pareceristas têm o trabalho de analisar integralmente os manuscritos de forma objetiva e ética, em tempo estabelecido pela Revista. Cabe aos pareceristas e às pareceristas manter a total confidencialidade das informações fornecidas pelos editores e editoras. É de responsabilidade dos/das pareceristas reportar aos/às editores/editoras possíveis conflitos de interesses dos manuscritos. Todo o processo de avaliação é feito por pares.
Os originais devem ser enviados em arquivo anexado à mensagem de e-mail para o endereço eletrônico revistarascunhos@gmail.com
Contato (67) 3291 0210/0202 – Professora Geovana Quinalha de Oliveira