CHAMADA DO 24º NÚMERO DA REVISTA RASCUNHOS CULTURAIS

Postado por: Rafael Viana

A era do Traviarcado: o debate na literatura e em outras esferas do saber

Responsáveis pelo dossiê: Prof. Dr. Flávio Adriano Nantes (UFMS), Profa. Dra. Regiane Corrêa de Oliveira Ramos (UEMS), Sara Wagner York ou Sara Wagner Pimenta Gonçalves Jr. (UERJ)

Ementa: O termo Traviarcado para a estruturação deste dossiê veio de empréstimo do título da música, da compositora e rapper trans Naty Silva, de nome artístico Killauea. A escolha da temática deu-se porque há um quadro social (vigente e imperativo) brasileiro que deve, de forma urgente, ser pensado – a transfobia: ódio direcionado ao corpo trans.
O Brasil há alguns anos lamentavelmente ocupa o primeiro lugar no ranking mundial em assassinatos a mulheres trans; e o modo como elas são assassinadas já abre espaço para uma série de discussões. Não é um tiro certeiro, uma facada (ou pancada) categórica ou um atropelamento. Há um ritual de crueldade na morte causado pelo ódio aos corpos trans que são mutilados geralmente em espaços públicos.
Soma-se ao genocídio empreendido contra as trans mulheres, a política social e estatal de desprezo à comunidade LGBT, acentuando o ódio sobre determinados corpos. O discurso do atual governo do Estado-nação indica um total descaso em relação aos membros desta comunidade, legitimando todo tipo de violência sobre esses corpos. Neste sentido, é pauta urgente no âmbito das discussões acadêmicas o tema acerca da temática trans e suas implicações. É urgente, ademais, um pensamento que indique caminhos para que a violência contra o corpo trans seja desbaratada no interior da sociedade brasileira.
Nesta perspectiva, estão convidadxs pesquisadorxs (cis e trans) cujas pesquisas versem acerca da temática trans em diferentes áreas do saber para compor o número 24º número da Revista Rascunhos Culturais. Os trabalhos devem ser enviados até o dia 30 de agosto de 2020.

E viva o Traviarcado que está apenas começando!

Data de submissão: até 30 de agosto de 2021

Compartilhe:
Veja também